CD – ESTILINGUE – 2015

ESTILINGUE
Novo cd de Celso Moretti
Com 62 anos de idade, Celso Moretti e com 36 anos de carreira com o lançamento do 5º Álbum musical.
ESTILINGUE é o título do disco de inéditas.
O nome do cd se dá numa comparação que ele faz com reggae jamaicano: “O reggae saiu da Jamaica e alcançou o mundo, como uma arma de longo alcance. Nessa analogia, o meu Reggae Favela sai de dentro da minha casa e tenta alcançar o lado de fora do portão, como um estilingue”.
É assim que Moretti encara sua música em toda sua carreira. Segundo ele, a sua música pode chegar chegando e não sendo empurrada. Tem consciência de que ela não é popular, pois não foi feita pra esse fim.
Celso Moretti é um sonhador acordado e atento com os acontecimentos em sua volta e tenta passar nas suas músicas a sua sensação e tenta fazer uma música utilitária para a transformação de estado da sociedade.
O gancho do estilingue mostra uma bifurcação e dois caminhos de escolha, donde as pessoas com as suas características próprias podem escolher pra que lado seguir.
As borrachas do estilingue, mostram a elasticidade e a flexibilidade que o ser humano deve ter através de uma preparação e aprendizagem. É isso que impulsiona a carreira profissional e social de cada indivíduo. Celso Moretti lança esse disco depois de um hiato de 8 anos. O último cd lançado foi Reggae Favela Brasil em 2007. De lá pra cá, ele percebeu muitas mudanças na música e nas exigências e procurou mostrar nos arranjos mais suavidade sem perder a agressividade e veemência que o tornou singular.
Os arranjos do disco foram de Rodrigo Lourenço (Ratão) e Walner Lucas, dois músicos que fazem parte da sua banda desde 1998. Isso mostra o tanto que Celso Moretti preserva a essência da sua música.
Para o encarte e capa do álbum, Celso Moretti utilizou retratinhos fornecidos e cedidos pelos seus amigos do Facebook. Atenderam o convite e com isso passaram a fazer parte dessa história que está sendo escrita no reggae mineiro e brasileiro.